EM NOVEMBRO:

Módulo sobre o Padre Manuel Luís - contributo para a música litúrgica em Portugal

 

Orientador: Pe. Rui Silva

 

O Padre Rui Jorge de Sousa Silva nasceu em 1972 e foi ordenado presbítero em 2001. Actualmente é Pároco da Ramada, Vigararia de Loures-Odivelas.

É Mestre pré-Bolonha em Teologia, com a Tese “O Mistério de Cristo na Música Litúrgica Pós-Conciliar - o caso português do Pe. Manuel Luís”, obra editada pela Universidade Católica Editora.

Cantou em vários coros polifónicos, é intérprete de vários cordofones, foi Mestre-Schola Cantorum nos Seminários de Almada e Olivais e dirige actualmente o Coro “Regina Fidelium” que fundou.

 

Resumo do programa

 

A música litúrgica contém em si um manancial de riqueza, permitindo exprimir, de forma única, os Mistérios cristãos celebrados pela Igreja. E não somente os exprime, como também os serve, encaminhando para eles e transmitindo o sagrado depósito da fé da Igreja, na sua relação com a Palavra de Deus. Por esse motivo, existe uma articulação indelével entre a vida da Igreja, Povo constituído por Deus, e a música na Liturgia.

Algumas noções basilares do que hoje entendemos a respeito do serviço que a música é chamada a prestar na Liturgia, foram acolhidas, desenvolvidas e partilhadas por alguns compositores no período imediato pós-Vaticano II, onde se destaca o Padre Manuel Luís, presbítero do Patriarcado de Lisboa.

O seu contributo foi de tal forma marcante, que é ainda hoje uma referência em várias matérias, merecendo ser aprofundado esse seu legado. É isso que nos propomos realizar neste seminário, de maneira teórico-prática.

 

Calendário das aulas

 

1.ª aula on-line — 3 de Novembro, 21h-22h

A Música na Liturgia - contributo do Concílio Vaticano II

 

2.ª aula on-line — 10 de Novembro, 21h-22h

O contributo do Pe. Manuel Luís para a reforma litúrgica em Portugal - a sua obra

 

3.ª aula on-line — 17 de Novembro, 21h-22h

Música Litúrgica, Tempos Litúrgicos e Ritos

 

4.ª aula on-line — 24 de Novembro, 21h-22h

Critérios para escolha de Cânticos Litúrgicos e Orientações para executantes

 

5.ª aula presencial — 4 de Dezembro, 09h-13h

Aula prática nas instalações da EMNSC, em Linda-a-Velha (Rua dos Lusíadas, 4).

 

NOTÍCIAS

Iniciaram as aulas presenciais em Óbidos

Ainda podes inscrever-te!!! Aproveita a oportunidade de desenvolver as tuas capacidades musicais, ao serviço da liturgia!

A turma de Formação Musical, em Óbidos, na primeira aula.

________________________________

CONCERTO DE ÓRGÃO

10 de outubro, 17h00
Aconteceu! Mais um excelente concerto do Ciclo de Órgão de Nossa Senhora do Cabo, na igreja paroquial de Linda-a-Velha. Não percas os próximos concertos. Toda a informação aqui: https://paroquia-lindaavelha.com/concertos/
Partilha com os teus amigos e conhecidos!

_________

PRIMEIRO DIA DE AULAS

do ano lectivo 2021-2022
(02/10/2021)

Começaram as aulas, em Linda-a-Velha! Com muita alegria retomamos a normalidade nas nossas aulas. O encontro, a partilha, a formação, o entusiasmo: tudo o que a relação presencial nos permite realizar. A fraternidade passa também por aqui. A nossa Escola é mais um ponto desta "rede de relações fraternas".

_________

Decorreu a abertura do ano lectivo 2021-2022

(26/09/2021)

Esteve presente o Senhor Patriarca, que acompanhou a sessão de abertura e presidiu à Eucaristia.

O Padre António Cartageno apresentou a edição dos seus cânticos na obra intitulada "Bendizei o Senhor",  editada pelo Secretariado Nacional de Liturgia.

O Coro da Catedral, dirigido pelo nosso professor Luís Filipe, ilustrou a apresentação com cânticos publicados na mesma obra.

Fotos aqui!

_________

 
 

 

Contacto

edmslisboa
Rua dos Lusíadas, 4A
2795-127 Linda-A-Velha

21 414 66 10

Escola Diocesana de Música Sacra de Lisboa - Patriarcado de Lisboa

Desenvolvido por Webnode